G PRIDE, Eu sou!

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Lenços, echarpes e cachecóis

                                                            
Vamos arrancá-los do Guarda-roupa!!!




Não precisar ser o dia mais frio do ano para usarmos acessório que envolva pescoço, cabeça e até mesmo as costas inteira! Lenços, pashminas, xales, turbantes e bandanas, por exemplo, podem desempenhar diversas funções em um look, seja dar o acabamento às peças mais simples, ou realmente esquentar o corpo em dias de temperaturas mais baixas.

O look pode mudar completamente dependendo do modelo escolhido, da maneira como o nó é dado e da proposta que ele aplica a determinado evento ou ocasião. Alguns, teoricamente, desempenham o papel de aquecer no frio, mas não são poucas as pessoas que escolhem uma echarpe, por exemplo, combinada com shorts ou regata.

Os turbantes e bandanas também são variações de forma de usar os tecidos. Nos anos 1950, as mulheres passaram a usar os lenços na cabeça como um acessório charmoso que valoriza os traços femininos. Mulheres como Audrey Hepburn, Mary Kate-Olsen, Grace Kelly e muitas outras celebridades eternizaram o lenço na cabeça.


Para não fazer feio, e saber diferenciar descrevi abaixo cada um com suas características:


Pashmina: a pashmina é, na verdade, o nome do fio do qual a manta é feita. Mas, com o tempo, pashimina virou o nome oficial deste tipo de acessório. Na maioria das vezes, ela ainda é feita de 100% de cashmere e pelos de cabra da região de Caxemira, entre a Índia e o Paquistão. Ela é grande, larga, comprida e geralmente é usada nas costas e apoiada nos dois braços.







Cachecol: ele normalmente é feito de tricô ou crochê e têm a forma de uma faixa não muito grossa. É mais indicado para dias frios e o jeito mais indicado de usá-lo é como nó de gravata. Na maioria das vezes são compridos e dão volume ao look.









Estola: é uma faixa larga que tem formato retangular e que deve ser usada em volta dos ombros. No início, eram totalmente feitas de pele e usada para eventos mais sofisticados. Hoje, elas ganharam versões de tecidos leves, como lã, mas continuam ganhando destaque nos eventos mais formais.



Echarpe: tem o formato retangular e comprido e é normalmente confeccionada por tecidos leves, como algodão, seda e chifon. Algumas mais longas deixam a região do pescoço com bastante volume e, por conta do seu tamanho, permitem que tenha uma grande variação de amarrações modernas. Esta é queridinha até nos dias mais quentes.




Lenço: ele pode ser pequeno, médio ou grande, mas tem sempre o formato quadrado. Ele pode criar vários estilos, do country ao clássico "cinquentinha" (quando amarrado no pescoço passando pela cabeça), e ser usado de diferentes formas, amarrado na cintura, no cabelo e até nas bolsas.




Xale: este é o mais antigo dos adereços e tem como principal característica as franjas em sua borda. É quadrado e usado dobrado na diagonal e colocado sobre os ombros também de forma diagonal. Na maioria das vezes são feitos de tricô ou crochê.









Turbante: dão um ar vintage ao look. Como ocupa toda a cabeça, é geralmente feito de tecidos leves e têm formatos tantos compridos quanto quadrados. Existem várias maneiras para amarrá-lo.






Bandana: além de ser peça queridinha de roqueiros, a bandana também pode inovar o look das mulheres mais modernas. Na maioria das vezes, são usadas enroladas no formato de uma tiara, com um nó na parte frontal e central.





Shaila: lenço comprido e em formato de retângulo, que cobre a cabeça e os ombros. Geralmente é preso com um alfinete em uma das laterais ou tem uma das pontas jogadas para trás. Apesar de ser uma tradição, algumas fashionistas “copiam” o estilo.



Khimar: lenço longo e retangular que tem a função de cobrir da cabeça até os ombros, passando pelo pescoço. Nesse caso, só o rosto fica de fora.




Burka: cobre todo o corpo da mulher, desde a cabeça até os pés - até mesmo os olhos com uma tela fina. Quando eles ficam de fora, podemos chamar de Niqab.

 Então! Agora que já sabe diferencia-las, que tal correr para o seu guarda-roupa e tirar aquele lenço, echarpe ou até mesmo o turbante que está lá guardado e arrasar no "visu"?!


E FICAREM LINDAS ASSIM:


Assista abaixo um vídeo que ensina como  fazer os modelos e nós de lenços, echarpes e cachecóis.

E pra finalizar, o que é de Lei do G PRIDE dizer aqui, que vocês, PODEM TUDO!


Beijos!

2 comentários:

  1. Anny, amei ao cubo a matéria!
    Super completa...
    Esta diferenciação de nomenclaturas é essencial para aprendermos a usar, todavia até mesmo das atendentes das lojas não sabem diferenciar (deveriam ser seu post! rs), vária vezes já perguntei sobre Echarpes e me vieram com Xales ou coisas assim! Da próxima perguntarei se a loja vende Burkas para ver o que me apresentam! rsrsr

    Amor, o G Pride já está no blogroll do AB ^.~
    Vamos conversar este fim de semana, vem aqui!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Adoro lenços, são um charme!

    Beijos! | @steffanylopess
    www.soentreamigas15.blogspot.com

    ResponderExcluir